segunda-feira, setembro 12, 2011

Calzone de Palmito, Milho Verde e "aipimpiry"

 Lembra da massa de pão que é um coringa na cozinha ? Muito, muito, mas  muiiito fácil, cresce rápido e   serve pra muitos quitutes, como postei aqui.

Desta vez fiz calzones. Uns chamam de pastelão, outros de pizza fechada...não muda muito.Inclusive essa massa serve pra pizza também.


Para a massa,eu dobrei a receita,pois queria congelar vários pra ter estoque,mas acabei fazendo um pouco de pão mini (tipo bisnaguinha), esfihas de pvt e uns 15 calzones.

Massa básica de pães e salgados : (dobrei a receita aqui)

2 xic chá de água morna
1/2 xic chá de óleo ou creme vegetal
3 a 4 colheres sopa açúcar
1 colher sopa de sal
6 xic chá de farinha de trigo (melhor se peneirar)
2 colheres de sopa de fermento biológico instantâneo para pão (o granulado)

Eu sovo a massa na panificadora caseira,mas dá pra fazer na mão.
Faço um rolo com a massa, tipo um bastão, e vou cortando pedacinhos iguais, aos poucos, pra não ressecar e não ficar com tudo na minha frente.

Abro e faço discos (podes usar um pires como gabarito), recheio, fecho com um garfo e coloco na forma untada. Sobre eles pincelo uma misturinha de azeite, shoyo e orégano, pra dourar e ficar com cheirinho bom de pizza. =)
(esqueci de fotografar)

Essa foto é na verdade das esfihas,que assei depois.

Como recheio usei:

palmito picado
milho verde (não comprei enlatado, comprei um de sachê que é mais fresquinho)
Coentro em grão moído
Orégano (amo isso em tudo)
e o aipimpiry ou mandiopiry (qual nome vcs preferem?)


o Aipimpiry foi um teste que fiz com o lançamento da Etti de molho em cubo,usei o sabor 4 queijos com aipim cozido batido no processador ou liquidificador.


 A consistência é de catupiry e eu já tinha provado com levedo de cerveja, mas esse teste ficou muito bom. Mandei email pra Etti pra saber o tipo de aromatizante que foi usado,se é artificial, pq na embalagem não menciona nada de origem animal ,ainda não tive resposta...se alguém tiver informação negativa,dá um grito aêow. Eu uso esses caldos e temperos prontos eventualmente, pq é muito sódio, glutamato e etc que incham, engordam e fazem mal à saúde quando consumidos em excesso.

Não ficou bom...ficou muiiiito bom!!!


Olha que cosa masi amada!!! A chaleirinha da coleção Sonho Oriental veio esse fim de semana.

Quer fazer teu quadro Keep Calm personalizado?
A chaleirinha em cima no lugar da coroa e "Keep Calm and Cook Fun" , algo do tipo " mantenha a calma e cozinhe com diversão", pois eu amo cozinhar, dançar e cantar enquanto perfumo a casa e beberico.
Espia aqui como faz o quadrinho totalmente grátis!

.

7 comentários:

Lu Barros disse...

Oi flor,
que receita é essa? deu até fome agora, amei.
Obrigada pela visita!
bj
Luh
www.sempre-belas.blogspot.com

Jo Rockenbach =^.^= disse...

É minha coringa de muitos verões,amo essa massa e não penso em trocar por outra( a menos q me provem ser melhor) eheheh

Elaine Figueira disse...

Acabei de fazer essa receita. Não a dobrada, a primeira. Tinha somente farinha de trigo integral e o povo aqui em casa adorou assim mesmo. Como estou cansada com dor de ouvido (foi uma semana punk) não ficaram bonitinhos, mas sua receita é maravilhosa e o recheio de milho e palmito é 100!

bjs

Jo Rockenbach =^.^= disse...

Fiquei muito feliz pelo retorno Eliane,que bom que fizeste e que o povo gostou! Eu fiz de novo essa semana e acrescí tomate seco,também ficou ótimo. Fiz uns 30 pequenos,usando um copo como medida pra cortar...na próxima festinha de aniversário farei com certeza!

Elaine Figueira disse...

Oi Jordana. Só para acrescentar: fiz o palmito picado com milho refogados em alho e cebola bem pequininhos. Acrescentei uma colher de sopa de farinha de trigo integral para engrossar, somente. Acertei o sal. Naquele comentário eu estava com dor de ouvido e não mencionei isso. Essa sua receita é 10! Vou repetir esta semana.

Jo Rockenbach =^.^= disse...

Que ótimo!Imagina uma pessoa bobona se rindo atrás do monitor...sou eu,eheheh! volte sempre! Vou passar lá no teu lar encantado pra repor as energias ;)

belklein disse...

O SAC da empresa me respondeu que o aromatizante contém derivado de leite :(

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...