quinta-feira, outubro 17, 2013

Cookies integrais vegs

Biscoitinhos pra tomar com leite morninho de castanhas...já pensou? Hummmm e feito por ti mesmo em 10 minutinhos? Ohh Glória!


























Em uma bacia coloque:

1 xic chá de farinha de trigo branca
1 xic chá de farinha de trigo integral
3 col sopa de aveia em flocos
1/4 col chá sal
1 xic chá creme vegetal
1/2 xic açúcar demerara ou cristal
1/2 xic açúcar mascavo
1 col sopa essência de baunilha
1 col sopa de melado de cana
1 xic de gotas de chocolate (sem leite)

Variação: em vez de gotas de chocolate, podes usar uma banana amassada com flocos de coco ou uva passa.


Misture todos os ingredientes, com a ajuda de 2 colheres, coloque as porções na forma e leve para assar em forno pré por aprox. 10 minutos ou até as bordinhas ficarem douradas.


Espere esfriar e deguste com alegria!

Veganic de Novo Hamburgo-Café Colonial de Primavera

Já tivemos vários veganics, que eu, por bobeira, acabei não divulgando nos blogs...vou tentar me redimir e te convidar pra vir neste domingo, dia 20/10, no Parcão de Novo Hamburgo.

O que precisa pra participar? Só a tua ilustríssima presença, um suco ou chá fresquinho, chimarrão também é a cara dos nossos encontros, e um pratinho vegano pra dividir com o pessoal, seja frutas, biscoitos, bolos, pastéis, pão desqueijo, empadinhas, sanduichinhos...




Tudo que é bom, te escabela...

Essa soja escabelada eu já havia postado há uns 2 anos atrás, mas nessa versão alterei os ingredientes, aprimorando o sabor.


Ferva em uma panela grande 4 xic chá de proteína média ou graúda com bastante água e 2 colheres de vinagre. Essa fervura vai eliminar quase todo o sabor estranho da soja.

Ferveu? Descarte a água e coloque água fria, amasse a PVT para ir soltando o caldo, troque a água e repita...após espremê-la e retirar todo o caldo, rasgue ao meio as que forem muito grandes, para agregarem melhor o molho depois. Reserve.

À parte, comece o molho. Eu sou muito flex nessas horas, não sigo à risca. Refogo cebola e alho, condimentos como: coento e cominho moídos, colorífero, curry, louro em pó e outros a gosto. Adicione a PVT e refogue, fritando rapidamente. Adicione 3 tomates picados, se preferir, podes encorpar o molho com extrato de tomate. Deixe cozinhar o molho em fogo baixo, corrija o sal e passe à próxima etapa.

Molho branco: refogue em um fio de óleo 2 col sopa de cebola picada bem miudinha, enquanto doura, adicione 1 col sopa de creme vegetal...o creme vegetal vai reduzir. retire do fogo para não queimar. Em copo grande misture 350 ml de água e 2 col. bem cheias de farinha de trigo branca, dissolvendo totalmente e eliminando grumos. Adicione 1 col chá rasa de sal, 1 col café de noz moscada e mesma quantia de levedo de cerveja. Retorne a cebola refogada ao fogo e misture o conteúdo do copo, misturando com um fouet (batedor de arame) para não empelotar. Engrossou? Desligue e corrija o sal, se necessário.
Adicione o molho branco ao molho da PVT e desligue.

Preparando o mandiokejo:  copiei do site do Quebra-Cabeça, hehe.
Você vai precisar de:
• 2/3 de xícara (= 100g ou 12 colheres rasas de sopa) de preparado em pó para Mandiokejo
• 1/2 xícara (= 100g ou 110ml) de óleo de girassol (ou outro óleo vegetal)
• 1 e 3/4 xícaras (= 400g ou 400ml) de água
 ? Em um recipiente, misture o preparado em pó para Mandiokejo e o óleo de girassol mexendo com uma colher até dissolver completamente. Em seguida acrescente a água e mexa suavemente até obter uma mistura homogênea. Aguarde 3 a 5 minutos até que o Mandiokejo fique cremoso. 

Acrescente metade do mandiokejo ao molho rosê da PVT e acomode em um refratário. Derrame o restante do preparado de mandiokejo por cima, para formar a crosta depois de assar. Salpique bastante batata palha e leve ao forno pré aquecido por 15 a 20 min. Aproveite esses minutinhos e prepare o arroz...


Sirva com arroz, saladas e eu incluí maionese de batata no cardápio.
E esqueci de fotografar um prato bonitinho, estávamos famintos!
Serve até 8 pessoas...se for um jantar romântico, reduza as medidas .
Bom apetite!