Eu não canso de repetir que o leite não é indicado, pois ele pode conter cálcio, mas nosso organismo precisa de fosfato para digerir proteínas de origem animal. Da onde é retirado o fosfato? Dos ossos! Ou seja, ganhasse um, perdesse outro...e os ossos ficam fracos. Com alimentos vegetais nada é subtraído, apenas acrescentado.
Outro estudo compara mulheres ocidentais com mulheres de países asiáticos, onde o hábito de beber leite é pouquíssimo comum, o índice de câncer de mama é muito baixo. Nas mulheres ocidentais o câncer de mama está cada vez mais comum e precoce. Em ambos os aspectos, levou-se em consideração a alimentação das voluntárias, e não sua nacionalidade. Mulheres orientais que passam a consumir leite e derivamos apresentam aumento do risco de câncer.
A pergunta que não quer calar: se pode trazer riscos,não é necessário e pode ser substituído, por quê o consumo ainda é tão alto?
A indústria de laticínios gostaria que nós acreditássemos que o leite fortalece os ossos. Eles gastam centenas de milhões de dólares por ano para fazer propaganda de leite e queijo. No entanto, um estudo que durou 12 anos, feito pela universidade de Harvard e que contou com 78.000 mulheres, demonstrou que aquelas que beberam mais leite tiveram mais fraturas ósseas do que as mulheres que raramente bebiam leite.
Aumente seu conhecimento sobre o cálcio e garanta que seus ossos se mantenham saudáveis com essas dicas e truques.
Exemplos vindos de todo o mundo mostram que em países onde a ingestão de laticínios é mais alta, a osteoporose é mais comum. Onde laticínios raramente são consumidos, os ossos permanecem fortes até a velhice. Embora certamente não precisemos de leite, precisamos de cálcio para manter os ossos saudáveis. A boa notícia é que uma infinidade de alimentos vegetarianos, incluindo feijão, verduras, frutas secas, nozes, sementes e suco ou leite de soja fortificados, podem fornecer cálcio suficiente.
Quanto é suficiente?
A Organização Mundial de Saúde recomenda o consumo de 1.000 miligramas de cálcio todos os dias, enquanto que a dose diária recomendada na América do Norte e nos países desenvolvidos, onde as pessoas comem proteína com alto teor de sal é de 1000 a 1300 miligramas por dia.
Aqui está uma lista com alguns dos alimentos que contém mais cálcio:
Couve 1 xícara (cozida): 385 mg
Suco de laranja fortificado (1 copo): 350 mg
Figos secos (10 média): 269 mg
Tofu (1/2 xícara): 258 mg
Feijão branco cozido (1 xícara): 161 mg
Mostarda (1 xícara – cozida): 150 mg
Kale (1 xícara cozida): 94 mg
Grão de bico (1 xícara – cozid0): 80 mg
Passas (2/3 de xícara): 80 mg
Agora que você está armado com conhecimento sobre cálcio, tente estas maneiras rápidas e fáceis para criar lanches e refeições deliciosas baseadas em vegetais ricos em cálcio:
1. Despeje um pouco de leite de soja enriquecido com cálcio ou leite de castanhas em cereais matinais e salpique algumas passas por cima.
2. Adicione couve ou mostarda à saladas. Pique figos secos e tenha um toque de doçura em uma salada cheia de cálcio.
3. Use couve refogada em sanduíches ao invés de alface.
4. Adicione algumas colheres de sopa de tofu em um smoothie de frutas.
5. Junte o feijão às saladas ou amassado em torradas.
Da Revista VegNews Via Vista-se
Quer saber mais? Aqui tem uma postagem muito interessante e informativa.
Adorei como ficou no seu blog, também vi no Vista-se.
ResponderExcluirGostou de minhas mudanças? Está demorando mais para postar, mas já não gosto nada nada de leite e ovos.
Mudar para evoluir.
Obrigada pelo apoio.
Oi,Jordana isso mesmo, o leite de vaca e so para bezerro.
ResponderExcluirMeu marido comecou a sentir dores nas juntas e febril,correu varios medicos ninguem descobria sua doenca,varias pesquisa na internet descobriu que o leite de vaca estava matando nem com remedios passava as dores.
a historia e longa!
hoje nao toma nada que contem leite e esta curado.
Berijos
Drica
Matéria maravilhosa!
ResponderExcluirObrigada.
Beijos.