domingo, fevereiro 03, 2013

Massa podre vegan para tortas doces e salgadas

Massa podre é como a chamamos por aqui, mas essa versátil receita tem sua origem na França.

Caracteriza-se pela sua textura suave e crocante, obtido com o teor de amido e glúten na farinha de trigo. A sua preparação requer a utilização de manteiga macia para uma rápida mistura e não deve ser sovada. O glúten pode então formar com a água uma rede elástica que vai endurecer demais quando cozido.
Se a preparação da massa for breve e não causar a formação da crosta sólida, fica frágil e macia. Como não há consenso sobre a definição exata, a massa geralmente se refere a uma pasta feita basicamente de farinha e gordura, sem açúcar, neste caso, chama-se de Paté Sablée. Se for salgada chama-se paté salé e se for docinha, paté sucrée.

Eu usei para esta massa:

2 xic farinha de trigo
3 colheres sopa de creme vegetal gelado
1 fio generoso de óleo de girassol
Água gelada o quanto baste  ( umas 5 col. sopa )


Há quem use somente óleo e compense a quantidade de margarina. A massa tende a ficar mais farelenta e com com menos liga, mas também fica bom.


 Misturar com cuidado para não desenvolver o glúten, só até a massa ficar homogênea. Embrulhe em um saco plástico e reserve na geladeira para descansar por , no mínimo, 1 hora. Eu preparei ao meio dia e modelei de noite.

Depois de assadas...podem ser tortinhas de limão, quiches salgadas e  canapés como barquetes e panelinhas.


Bom apetite!

4 comentários:

Cibele disse...

Olá! Adorei esse seu blog de receitas veg também! Eu sou vegetariana e tb tenho um blog! Se puder me visitar e seguir é www.vivaverdevivabem.blogspot.com
Estou seguindo seus dois blogs!
Ah, quer trocar banner? Eu divulgo o seu blog no meu e vc divulga o meu! Abraço

Cibele Lima

Jo Rockenbach =^.^= disse...

Oi Cibele,adorei teu blog, muito bom!! Vou colocar teu link lá no Gato de Sapato. Beijão!!!

RAFAEL disse...

Maravilha de receita. Parabéns! Apenas fiquei com uma dúvida: quero fazer uma torta de palmito e cogumelos e usar essa massa. Posso colocar quanto de sal nessa massa? Se eu puser temperos como açafrão e alho pode estragar a consistência?

Por favor, responda minhas dúvidas. Seria de muita utilidade para mim.

Muito obrigado pela atenção.

Att Rafael

Jo Rockenbach =^.^= disse...

Oi Rafael!
O ideal é só adicionar um mínimo de sal ou açúcar, conforme for o recheio ( doce ou salgado), pois a massa fica fina e é o recheio quem deve estar equilibrado no tempero. Não aconselho colocar muitos aditivos na massa, mas cozinha é um laboratório aberto a novos experimentos, se testares, me conta se ficou bom.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...