segunda-feira, setembro 26, 2011

Rissoles de arroz

 Esse é o danado de bom!

Esse pacotão aí é são os pastéis de forno que eu fiz com aquela massa básica pra pão e calzone,lembra?
Fiz vários e congelei. Cheguei do trabalho com muita fome,fiz um café preto,uma maionese vegana e comí feito um pachá (não sei o que é,mas eu ouvia essa expressão quando era criança).
Um é de pvt e o outro de milho,palmito e "aipimpiry". Na maionese foi leite de soja, salsa, cebola, azeite, sal e vinagre.
 Puxei meus livros pra ver o que eu poderia fazer com restos do arroz do almoço, bolinho de arroz já é batido e arroz de forno requer molho,legumes...nhé,não to afim...
Eloíse,ainda te devolvo o teu livro e um pacote de rissoles e queijo tá?
 Escolhi então uma receita de Rissoles com arroz cozido na massa.Fácil e deliciosos demaisss rapaizzz!!!
Antes de começar,veja se tens: sobras de arroz,margarina,farinha de trigo,farinha de rosca,azeite ou óleo pra fritar e um recheio qualquer. Mesmo quem não é veg vai amar esse rissole e pode usar o recheio que quiser.

 Tasca no liquidificador:

3 xíc. chá de arroz cozido
2 xic. chá de leite vegetal ou água
2 col. sopa de creme ou margarina vegetal
Sal à gosto e especiarias (eu usei só um pacote de Sazon amarelo pq eu queria testar,mas acho q fica ótimo com sal e umas folhas de cebolinha ou salsinha na massa)

 Bate isso até ficar miudinho o arroz.Uns 2 minutos acho que tá de bom tamanho. A margarina pode ir depois na panela,pra não engordurar o liquidificador.

*ATUALIZANDO!!! Não bata demais,não pode virar um mingau . Na segunda vez que eu fiz,aproveitei um arroz que congelei quando sobrou muito. Não sei se foi porque estava congelado ou porque bati demais, mas a questão é que a massa não prestou,ficou molenga e não deu liga.
Nas fotos usei sobra do almoço e ficou maravilhoso, mesmo que deixei bater bem. Na segunda vez eu usei o congelado e desandou. Por vias das dúvidas,não bata demais,dê só "pulsar" pra diminuir o tamanho dos grãos e não use arroz congelado.*

 Taca essa mistura na panela e deixa ferver.

Quando ferver, tu colocas:

2 xic. chá de farinha de trigo e mexe,masssss mééééxe com vontade,porque endurece rapidinho.

* Dicaaa: Não misture a farinha antes de ferver. Demora muito mais pra cozer e parece que não atinge o ponto,mesmo sovando,fica mais mole do que deveria.


 Deixei esfriar e sovei com farinha de trigo sobre a mesa,pra uniformizar. Fiz uma bola e fui tirando pedaços e abrindo com o rolo,deixando ela com 2cm de espessura mais ou menos.Não fica bom muito grossa,assim como muito fina ela racha fácil.
 Depois de aberta na mesa, eu não corto em círculos pra fechar como pastel, eu coloco o recheio numa ponta viro um pouco da massa por cima,como quem dobra um envelope e corto com a boca de um copo. Acho mais fácil,um trabalho só,mas esqueci de fotografar.
Depois que recheei (usei pvt refogada),passo num potinho com água (pode só molhar com os dedos ou usar um pincel se não quiser mergulhá-lo) e passo na farinha de rosca. Nesta etapa eles podem ser arrumados pra congelar ou ir direto pra frigideira com óleo suficiente para cobrir.

 Depois de fritinhos...
 Pena que as fotos de celular ficaram horríveis e que não dá pra ver a fumacinha saindo.Não quero mais outra receita de massa para salgadinhos de festa. Essa ficou supimpa!!
  Nham nhammmm!!!!

4 comentários:

Calíope Corrêa disse...

E o melhor de tudo, dá pra fazer com o que tem em casa! ^^

Bjus
@OMundoDeCaliope

caju disse...

vou fazer,parecem deliciosos!

casa de fifia disse...

vou tentar fazer!!
parece bem fácil.

baci

Andréia disse...

Fiz com sobra de arroz integral ficou maravilhoso!!! Infelizmente esueci de tirar fotos....

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...