segunda-feira, fevereiro 20, 2012

Preparando o sojasco

Churrasco vegetariano, espetinho vegetal, xixo vegetal, sojasco...tantos nomes para a mesma adaptação.



Dica muito importante: faz teus espetinhos na véspera. Assim a pvt pega muito mais o sabor e a cor do molho. Eu gosto de deixar 24 hrs, mas se for só 12 hrs também já serve. 
Se temperar no momento de assar, ela pode absorver o molho, mas não pega tanto o sabor, então fica sem graça.
Usei o grill comum, o famoso George Foremann (assim que escreve?), mas pode ser qualquer grill sanduicheira, desde que os espetinhos caibam . 




 Proteína de soja grossa de molho em água quente e suco de limão ou vinagre.Se estiver com pressa, pula o molho e ferve a PVT com água e vinagre. Depois escorre, lava em água fria, apertando dentro da água pra soltar o sumo, escorre e lava de novo.Assim até que fique limpinha e sem gosto, pronta pra absorver o molho da marinada.


A marinada eu preparei com sal, ervas finas, suco de limão, caldo de legumes em pó, shoyo, orégano, molho de alho, coentro, páprica picante e pimentão e cebola cortados grosseiramente e completei com água. A cebola entrará no espetinho depois também. Podes fazer um mix dos temperos e experimentar, melhor que fique mais salgadinho do que fraco de sal, já que depois de assado o sabor é suave.


Meu espetinho tem além da PTS, salsicha vegetal, azeitonas, pimentão (se tiver das 3 cores, melhor) cebola (se for a roxa fica ainda mais bonito).
Podes incluir glutadela, champignhon, cenoura e batata pré cozidas em cubos e tofu defumado.
Ou seja...deu sopa na geladeira, vai pro espeto.


Eu servi com farofa, pão de alho e maionese, catchup e mostarda, azeitonas verdes, tomates e pimentões. Comi 4 espetinhos e 4 pães ...ai ai...


Estes dois eu fiz durante a semana : 



Arroz  de 7 grãos (parece comida de passarinho), maionese, salada de tomate e espetinhos. #TodosAma!


E por fim este abaixo fiz dia 05/03 pra janta. Não espetei tudo no veganic do domingo, então guardei na geladeira e usei na janta de segunda. Delicious!!!

 Maionese de grão de bico, arroz branco e sojasco. 



5 comentários:

Anônimo disse...

Hmmmmmmmmmm eu que nuca comi carne de soja fiquei com agua na boca e super curiosa para saber o sabor...
Ai menina...
Então esse sábado recebi um casal amigo de meu irmão aqui em casa e eles são vegetarianos (não veganos)
E o que fazer ne?
Bem, pensei pensei e fiz: macarrão com molho branco de queijo e brocolis. Saladas várias, sobremesa bolo de banana com sorvete.
Eles adoraram.
E descobri que a nossa guarnição é o prato principal dos vegetarianos.
E achei legal.
Beijos e boa noite

Anônimo disse...

Que delícia deve estar isso tudo éin!!
Me deu até fome , adoro soja!!!

Uma semana doce para ti !
Bjs

Anônimo disse...

Ai vc viu meus vasinhos que lindos?
Adorooo verdinhos.
Então amiga nem tirei fotos do almoço vegetariano, foi corrido e conversas para todo lado, acabou passando... Mas o bom é que eles gostaram do meu macarrão.
Hhj fiz um post de uma arte que fiz neste feirado...
E o seu feriado como foi?
Beijos e até mais

Jo Rockenbach =^.^= disse...

Vixi , amiga,...eu não tive feriado não, por ser facultativo, as empresas só fazem se quiserem. Mas não vejo a hora de chegar em casa e terminar a poda do manjericão e aproveitar a chuvinha que caiu aqui pra plantar novas mudas de salsa e cebolinha :)

Andréia disse...

Já fez espetinho frito? Nada saudável, mas muito bom!! Fica aquela casquinha de farinha de rosca que só a fritura consegue!
Parabéns, as fotos estão ótimas! Dá vontade de morder a tela do computador!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...