quinta-feira, julho 28, 2011

Maionese vegetal


Desde que optei por uma alimentação mais saudável e livre de ingredientes de origem animal,fiz adaptações de receitas que eu já tinha.E tive gratas surpresas,inclusive receitas que postei aqui no blog.
Uma que eu acho deliciosa é a maionese vegana,ou vegetal.
Pode ser feita de vários sabores.Eu adoro desta forma ,mas pode ser com azeitonas,tomate seco, cheiro verde, orégano, pimentão...

Eu uso assim : (Medidas aproximadas)

1/2 copo de leite de soja p/ uso culinário (ou 1/2 copo água e 2 colheres de sopa de extrato de soja em pó, mas assim não fica tão boa e não fica tão firme)
1 colher de sopa de  suco de limão
1 colher de café de sal (ou à gosto)
1 fatia de cebola
folhas de manjericão(eu uso umas 10 folhinhas)
Óleo de canola, milho ou outro que seja vegetal(até dar ponto,acho que dá 1 copo aproximadamente) 

Coloque tudo no liquidificador,menos o óleo,que vai sendo colocado aos poucos (tampe a jarra e deixe só um espacinho pra cair o fio de azeite,pois o leite respinga bastante) .A maionese engrossa super rápido e as lâminas começarão a patinar,fazendo um barulho bem característico no aparelho.Super normal. 

Fica maravilhosa nos sanduíches,vegburgues,salada de batata ou macarrão,com aperitvos...

Comecei a usar o leite de soja Mais Vita Pura Soja para uso culinário da Yoki.
Para mim, esse é o leite de soja perfeito. Uma descoberta! Ele não deixa gosto ruim na boca, não é doce, não leva baunilha e nem ingredientes artificiais.
Ele é leve, natural, contém cálcio e não é doce.
 Na hora de comprar não confundam com o leite de soja Mais Vita Original da Yoki. Esse é mais doce e leva baunilha. Não é para uso culinário. As embalagens são parecidas. Tem que comprar o que está escrito "Pura Soja" e "Uso Culinário" (contém receitas no verso). 

Receita já publicada no Gato de Sapato.

4 comentários:

Mariana Dilly disse...

Oi Jordana, acabamos de fazer aqui em casa a maionese vegetal e quero te dizer que ficou uma delícia. Aprovadíssima. Abraços, Mariana

Juliana Valentini disse...

Jordana, eu A D O R E I seu blog!
A maionese vegetal já está na lista dos próximos preparos da Verde Casa. Não como carne mas ainda como os "leites e ovos". Quem sabe agora que conheço o Gato na Cozinha tomo coragem de também parar com o resto???
Um beijo se seja sempre muito bem vinda no De Verde Casa!
Juliana.
wwww.deverdecasa.com

Alexis Galarce disse...

Oi gente preciosa...eu gostaria de saber, sobre essa maionese vegana, qual è o tempo en que se pode consumir..uma ves que esta dentro da geladeira....e ou fora da geladeira, ou seja o tempo en que se pode consumir o produto...gracias.

Jo Rockenbach =^.^= disse...

Olá!!
Deve ser consumida em até uma semana, sempre guardar refrigerada nesse período de tempo. Se adicionar temperos como cebola ou azeitona pode diminuir a validade da maionese para uns 4 dias. Se for servida como salada de batatas, podes consumir até o outro dia, não mais que isso pois a batata oxida.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...