domingo, novembro 13, 2011

Bolo Prestígio Vegano

Depois de ver uma postagem no facebook da Ativeg com uma foto linda de babar....eu fui pra cozinha...não anotei a receita deles,peguei uma minha e improvisei o que tinha no armário.

As fotos estão horríveis, to sabendo ... =/

Liguei o forno a 180 graus pra aquecer e comecei a massa :

- 1 e 1/2 xic chá de farinha (usei meio a meio da branca e da integral)
- 1/2 xic de cacau em pó (eu não tinha e usei achocolatado sem leite)
- 1/2 colherinha de café de sal (uma pitada)
- 1 xic de chá de açúcar
- 1/2 xic óleo (eu uso de girassol)
- 1 xic de café preto passado (eu usei meia de café e meia de agua morna
- 1 col sobremesa de vinagre
- 1 col cha de fermento químico ou bicarbonato (coloca por último)

Eu estava na minha mãe e ela não tem, mas eu gosto de usar uma colherinha de farinha de linhaça pra dar mais liga na massa.

Ela fica um pouco fina,líquida,é assim mesmo.
Untei a forma e enfarinhei, coloquei a massa e deixei no formo 30 minutos. Não abra antes disso pra ele não murchar. Testei com o palito e ja estava assado.
  Fiz o creme de coco e esqueci de fotografar. Usei o que tinha,mas melhor é tudo fresco:

- 1 pacote de preparo para pudim de coco  ( ou 3 colheres de coco bem ralado,2 colheres sopa de açúcar e 2 colheres de amido de milho)
- 500 ml de água ( o leite de soja pode talhar quando fervido, então não usei)
- 1 colher de sobremesa de margarina vegetal
- 1 colher de farinha de trigo (só pra não ficar transparente já que não vai leite)

Mistura tudo e poe a ferver mexendo sempre até ficar bem firme.

Para a calda de nega maluca:

- 1 xic chá de água
- 1 colher sopa de farinha de trigo
- 2 colheres sopa de achocolatado sem leite
- 2 colheres sopa de açúcar
- 1 colher sopa de margarina vegetal

Mistura tudo e mexer sempre até engrossar.

 Mexendo a calda de chocolate.

Depois do bolo esfriar, desenforme, corte ao meio, recheie com o creme branco, tampe com a fatia de cima e coloque a cobertura de chocolate.
Eu não tinha em casa,mas usaria coco ralado pra enfeitar em cima.

Eu acabei nem fotografando o bolo depois de montado...ele sumiu muito rápido e pra ser sincera não estava bonito. Ficou tão fofo e eu sempre afobada não esperei esfriar direito.
Cortei quente e ele quebrou. Não ficou bonito mas ficou uma delícia!

Ficou super fofinho,recheei com o creme de coco, tampei e cobri com a calda de nega maluca. 

A forma na verdade é um pote de inox que minha mãe comprou em conjunto, com tampa plástica. Eu nunca tinha testado essa receita e acho que rendeu pouca massa, por isso recorri a esta forma pequena.
 Comparando com o tamanho da minha mão.


5 comentários:

Karen Figueiredo disse...

To vendo esse bolo rolando nos posts por aí há séculos.. a cada post novo fico com mais vontade de provar!
O seu parece ter ficado muito bom mesmo, esse meio do recheio de coco dá água na boca =D~~~~

Alessandra Loturco disse...

Amei seu blog e e já estou te seguindo!!! Vou te linkar no meu blog.

http://modasale.blogspot.com/

Voltarei mais vezes para conferir as novidades!

Cristina Altheia Bortoli disse...

Babei!!! Com certeza vou fazer no final de semana, já estou aguando aqui.

Obrigada pela visitinha, seja muito bem vinda ao blog.

Elaine Figueira disse...

tem desafio pra vc em meu bloggg..

abraços

Elaine Figueira disse...

Oi querida, esse bolo parece muito fácil e não ligue para as fotos, entendi completamente. Afinal somos bruxas, profissionais em nossas áreas, esposas, mães, cozinheiras, donas de casa, ativistas e ....fotografas? Ai é tanta coisa!!!

bjs

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...