sexta-feira, novembro 04, 2011

Lentilha é bom camarada!

É bom camarada,é bom, é bom, é bom!
Quando criança, eu nunca simpatizei muito com ela, mas hoje adoro tanto quanto feijão!
É rapidinha de fazer, super nutritiva e deliciosa.Rica em proteína, ferro, vitaminas e fibras, ela é menos calórica e um pouco mais proteica que o feijão.


Sendo algo em torno de :
Calorias – o feijão é mais calórico, são 151 contra 116 da lentilha
Fibras – ideal para o intestino é a lentilha, que possui 7,9 gramas, contra 5,5 gramas do feijão
Fósforo – o mineral que dá forças aos ossos aparece mais na lentilha com 180 miligramas, enquanto o feijão contém 109
Ácido Fólico – perfeito para a proteção do feto, concentra-se mais na lentilha 181 microgramas. No feijão não excede 48
Selênio – antioxidante está mais presente no feijão 5,7 microgramas contra 2,8 da lentilha
Proteínas – a lentilha possui mais proteínas 9 gramas, e o feijão 5,54
Magnésio – o feijão com 43 miligramas fornece mais desse mineral, que acaba com a irritabilidade, já a lentilha soma 36

* Números referente a uma concha e meia(Fonte: M de Mulher)
Lembrando que o ferro presente nos vegetais é melhor absorvido quando combinado com vitamina C,que pode ser um suco de laranja ou um limãozinho temperando a salada =)

Então é o seguinte: tu podes deixá-la de molho na véspera pra cozinhar mais rápido, mas eu não deixo.
Não gosto de usar panela de pressão por 2 motivos: não precisa e perco o ponto de cozimento fácil, ela cozinha demais e desmancha.
Outro motivo é que eu não sou a favor de comida requentada, faço pra não sobrar (a menos que não dê tempo de fazer almoço no outro dia, como quase sempre). O feijão tudo bem por que é demorado,mas a lentilha eu prefiro fresquinha sempre que possível.

Coloquei 1 xícara bem cheia do grão da fortuna com 2 folhas de louro e 3 xic de água e deixei cozinhar em panela semi tampada. Não fotografei,mas coloquei uma cenoura picada em cubos depois.
Nesse meio tempo puxei um pacote de batata pré-pronta do freezer e despejei numa forma sem untar.Só a batata.


Deixei assar por mais ou menos 20 minutos com temperatura máxima e dourador ligado. Ela fica sequinha,crocante e não precisa de sal.

Quando a lentilha já está quase macia , coloco um pouco de óleo de canola na frigideira velha de guerra e frito cebola e alho bem picadinhos.

Despejo na lentilha, desligo e coloco temperinho verde picado.

Eu fiz arroz integral, ralei cenoura crua e misturei com milho verde, alface e rúcula sem temperar mesmo.
Acho que levei uns 30 minutos pra fazer tudo.


-Lu, vamos tirar uma foto divertida?
 -Tá legal,mãe!

Eu acho a Lentilha um tanto injustiçada, muita gente só come no ano novo...que coisa, não?

Um comentário:

ANDRÉA disse...

Oi Flor o pessoal aqui em casa adora lentilha.
Obrigada pelas dicas
Tenho muito que aprender
Beijos
Andrea

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...