quarta-feira, julho 27, 2011

Massa básica de pão e salgados

Essa é de ouro!
Minha receita basicona,que rende um pão de forma (gosto de fazer ele trançado),uma forma grande de esfihas ou até mesmo pães fofinhos pro lanche.
É delícia,é facinho e versátil.
Assim ele fica se eu deixar na panificadora ciclo básico.

Zóia só, é muito fácil e vai poucos ingredientes.Começa na ordem (eu uso a panificadora pra sovar a massa,por causa do tempo,mas pode ser feito na mão sem muito sove-sove,é só pra massa ficar lisa e linda) :

1 xic chá de àgua morna
2 col sopa de azeite ou óleo
1 col sopa de acúçar
1 col chá de sal
3 xíc chá de farinha de trigo ( pode ser branca ou metade branca metade integral)
1 col sopa de fermento pra pão instantâneo(ou granulado)

Amassa e molda como quiser. Eu ligo o forninho uns 3 minutos e desligo,cubro a forma com um pano de prato e deixo o pão lá dentro crescendo(em dias muito frio religo o forno mas fico na frente pra não esquecer de desligar logo.Não pode ficar muito quente.

Um prato que tenho repetido muito são as esfihas,pois trago de lanche e também mando pra Lu na escola com uma garrafinha de suco.


Pra massa ficar tipo bisnaguinha,pode acrescentar mais açúcar e pincelar com uma mistura de leite vegetal com açúcar por cima,fazer pequenos pãezinhos enrolados e colocar vários na mesma forma,de tamanhos iguais.Mesmo que grudem,é fácil dividir.Eu uso em aniversários pra fazer mini cachorro quente e redondinhos mini hamburguinhos,tudo vegetal,claro!


23 comentários:

Fabi Teixeira disse...

Oi, Jordana !

Esta massa parece ótima, e é um coringa, dá pra fazer muitas coisas com ela... Já te sigo faz um tempinho, hoje vi este post pelo Mosaico da Rê... Parabéns pela participação, dicas muito bacanas !

Beijo grande.

Jo Rockenbach =^.^= disse...

Sim,é ótima! Fiz calzone de palmito e milho verde com imitação de catupiry ontem e vou postar,ficou delicioso!

Luzia Lira Pedagoga disse...

Estava pela net procurando uma massa pra pizza bem fácil. Pronto achei a sua.
Vou te seguir.


Bjos Luzia Lira

Jo Rockenbach =^.^= disse...

Que bom Luzia!! Ela é tão fácil que eu decorei e faço de olho mesmo, sempre dá certo. ^^,

JP Games disse...

Vendo uma receita de pizza(eu não resisto) achei teu blog. Acho que vou adorar, vou começar a ¨fuçar¨ ele hoje. Bjos.

Unknown disse...

Jordana...
bom demais ter conhecido vc
cheguei aqui através do mosaico da Rê.
me esclarece uma coisa.
o fermento é aquele em pó que vende em sachezinho, tipo dona benta?
abraço...

Jo Rockenbach =^.^= disse...

O fermento é o biológico, bege e vende em tabletes ou granulado (parece um farelinho de cupim)Normalmente no pacote fala que é para pães e pizzas. Já para bolos é o fermento químico, ele é branquinho e efervesce em contato com água quente.O famoso Royal ou Monopol. O fermento biológico pra pão precisa deixar a massa repousar para crescer antes de assar, o químico cresce no forno :)

Koglin disse...

Receita fantástica!!!! Cresceu um monte e só deixei coberta com um pano, sem colocar no forno. Agora estou esperando ficar pronta, mas ao que tudo indica, ficará uma delícia!!!!
Obrigada!!!!

Anônimo disse...

Olá!!!!
Estou adorando o seu blog...Parabéns...Muitas dicas maravilhosas, inclusive vou fazer a receita do seu strogonoff, pois fiz uma outra e ficou horrível...heehe...fiquei frustrada, já que amo strog...Mas quero saber sobre a validade dessa receita de massa de pão...será que se eu fizer vários tipos de pães, francês, de cachorro e hambúrguer e congelá-los, duraria muito tempo?
Desde já obrigada...
Kelly

Jo Rockenbach =^.^= disse...

Oie!! Eu congelo seguido, mas sempre por períodos curtos, o indicado é até 3 meses...mas não sei se mais que isso chega a prejudicar,nunca testei mais que uns 15 dia :)

Ca Tavares - JasMim disse...

quanto tempo deixando crescer??
me deu até água na boca! haha
;)

Ca Tavares - JasMim disse...

quanto tempo deixando descansar mais ou menos?
se eu usar metade da farinha integral, devo fazer alguma outra modificação!?
chegou a dar água na boca esse pãozinho hein! :)
Obrigada!

Andrea disse...

eu posso colocar 1 col sopa de fermento pra pão de saquinho tipo e cupim que vc falou?

Jo Rockenbach =^.^= disse...

Pode sim! A proporção de um sachê é proporcional a uma colher de sopa :)

Jo Rockenbach =^.^= disse...

Pode sim! A proporção de um sachê é proporcional a uma colher de sopa :)

Vanessa disse...

Ola!

Eu nao tenho a panificadora caseira. Da pra fazer no forno convencional? Se der, a que temperatura e por quanto tempo?

Obrigada! Adorei seu site!

Jo Rockenbach =^.^= disse...

Dá sim! A +- 200 ° por 40 minutos...eu uso pra pizza, esfihas, calzone (pastelão de forno), as vezes misturo 1,5 xic de farinha integral com 1,5 xic de farinha branca e coloco linhaça e gergelim, fao meu próprio pão integral....e cada pão sai menos de 1 real. É conômico e fácil de fazer.

Muito obrigada e espero que as receitas sejam muito úteis. Beijos!

Vanessa disse...

Vou tentar e te falo ;)

Obrigada! Beijos!

Vanessa disse...

Oi, Jordana!

Vou fazer mais uma pergunta... qto tempo tenho q deixar o pao crescendo antes de colocar no forno convencional? Desculpa, eh q to comecando...
Obrigada!

Jo Rockenbach =^.^= disse...

Aí vai depender se está quente o frio aí na tua cidade...agora aqui no sul faz muito frio, então eu uso água morninha (suportável ao toque por mais de 5 segundos)e deixo crescer até por uma hora. Mas pra acelerar o processo, podes por no forno coberto por um pano para não ressecar a massa. Aquece ele antes por +- 1 minuto, desliga e coloca ali pra crescer. Se o dia estiver quente, uns 20 a 30 minutos é suficiente...a massa tem que dobrar de tamanho.

Marília Diniz disse...

Que delícia de massa. Fiz aqui e usei para fazer pizza. Essa receita rendeu dois discos de massa fininha. Ficaram bem mais crocantes do que eu gosto, mas no dia seguinte, com ela mais murchinha, curti mais. Da próxima vez, vou aumentar um pouco a receita para fazer dois discos fofinhos. Obrigada!!

Marília Diniz disse...

Oi, Jordana
Tudo bem?
Eu aqui de novo. Tenho feito sua receita direto e vim compartilhar uma coisa. Fiz um dia uma massa para rechear e achei que ficou com um gosto muuuuito forte de fermento. Sabe tipo um gosto de cerveja? haha
Aí resolvi, em vez de uma colher de sopa, tentar com uma colher de chá de fermento granulado. Cresceu lindamente e o gosto sumiu.
Vc usa uma colher de sopa mesmo ou é de chá?
Beijo!

Suelen disse...

Olá, achei sua receita maravilhosa, queria saber o quanto a mais você coloca de açucar para fazer dele um pão de cachorro quente?

Obrigada, bjus

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...