terça-feira, agosto 30, 2011

O tal Levedo de Cerveja

Eu uso no vegapiry, no pão sem queijo e misturado com raspas de castanha do pará pra servir como queijo ralado.Eu encontrei na forma de um pó bem fininho,mas já ouvi falar em flocos...
Mas ela é muito mais do que um gostinho de queijo....Leia:

"As qualidades terapêuticas da levedura são conhecidas por Hipócrates, o pai da medicina. Os monges medievais a utilizavam contra as chagas, mas somente na idade moderna é que se pode conhecer seu grande valor.

Na verdade, a levedura é um fungo unicelular utilizado na fermentação do açúcar de cereais, produzindo assim bebidas alcoólicas. A espécie mais importante de levedura é a saccharomyces cerevisiae, vulgarmente chamada de levedura de cerveja.

Quando a levedura perde sua utilidade nas cervejarias, é vendida para outras empresas, pois este rico material ainda pode ser aproveitado de várias maneiras, como aromatizante de sopas e caldos desidratados ou ainda como complemento para alimentação humana, vendidos na forma de flocos, cápsulas ou comprimidos.

Com a correria do dia-a-dia, é muito difícil que tenhamos uma alimentação balanceada contendo todos os nutrientes que nosso organismo precisa.

O levedo, além de complementar a dieta, ajuda em diversos problemas como queda de cabelo, acne, furunculose, eczema psoríase, diabetes, fadiga, estresse, equilibra a flora intestinal, desenvolve uma ação desintoxicante aumentando a eliminação de substâncias nocivas, fortalece o sistema imunológico e os nervos.

Isto tudo porque este complemento é riquíssimo em fibras, aminoácidos(formadores das proteínas), vitaminas, sobretudo as do complexo B e sais minerais, possui também um alto teor de ferro orgânico. Seu sabor amargo se deve a forte presença de cromo, que é um mineral muito importante no metabolismo do açúcar.

É VERDADE QUE A LEVEDURA ENGORDA?
Não é verdade, pois tem poucas calorias. Se ingerida antes das refeições, pode até ajudar pessoas que querem emagrecer.

DICAS: Se quiser utilizar a levedura para regular o intestino, o ideal é tomá-la no café da manhã com bastante água.

Nos casos de reumatismo, artrite, artrose ou gota, tomar no final de cada refeição.Para combater a obesidade, tomar 10 minutos antes de cada refeição.

A levedura pode ser tomada com água, suco de frutas ou acrescentada a comida, mas não se deve cozinhá-la para que não perca suas vitaminas."

Fonte: Texto de Tania C. Castroviejo - Bióloga
Retirado do site http://www.sitemedico.com.br/sm/materias/index.php?mat=1622

4 comentários:

Andréia disse...

Oi, Jordana
Aqui na minha cidade, achei a tal da levedura em flocos. É da marca PROLEV, mas dizem que tem uma importada que se usa para fazer a mussarela vegan. Essa vai ser difícil encontrar por aqui!

Anônimo disse...

E a receita do vegapiry?

Jo Rockenbach =^.^= disse...

A receita eu postarei assim que preparar de novo,faz um tempinho que não faço ele,dá pra usar tofu ou mandioca como base ^^,

Jo Rockenbach =^.^= disse...

Mas tem posts aqui com alternativas vegetais ao queijo e queijos vegetais,onde eu uso o levedo.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...