segunda-feira, outubro 31, 2011

Erro no Blogger e no Calzone

Após várias tentativas em dias diferentes, não consegui alterar o post do Calzone , cuja receita do Aipimpiry tem o molho 4 Queijos da ETTI.

Depois de quase um mês pedindo retorno ao SAC da Hypermarcas,recebi a resposta que o aromatizante contém derivado de leite, não recomendado portanto a Veganos e intolerantes à lactose.

Mensagem de erro que aparece.






















Agradeci o retorno da Empresa e sugeri mais informações na embalagem,que só mencionava " contém aromatizante".

A Etti tem molhos ótimos, mas alguns molhos de tomate contém a heresia do queijo(não sei pra que por queijo num simples molho de tomate). Se tu não curte,dá uma lida antes,há outros produtos que também são bons.

Eu precisava me redimir e não consegui fazê-lo no post original.

domingo, outubro 30, 2011

1º Veganic de Novo Hamburgo


Pessoal que compareceu ao 1º Veganic de Novo Hamburgo, muito obrigada!!!
Eu acabei esquecendo de fotografar os vários momentos. Temos pessoas que não apareceram nas fotos (eu o/ ) e mais tarde atualizo com fotos de amigos.
O dia ficou lindo,apesar de ter chovido no sábado. Muitos que haviam confirmado presença não vieram por receio do tempo, mas firmou o sol e foi tudo maravilhoso, conheci pessoas queridas, umas veganas há mais de nove anos!!! A Nina e o Gilberto tem um bebezão lindo e fofão de 7 meses, super saudável e vegano desde a gestação.


Luiza brincou muito,encontrou várias crianças, fez amizades e adorou o evento. Prato preferido? Pastéis e morangos orgânicos da horta da mãe da Lisi.

 No cardápio: sanduichinhos de maionese e legumes (ai que delícia), bolo de cacau e banana caramelada, pastel de banana, rissole de pvt (sumiram e nem provei), kibe frito (tenho encomendas já!), frutas frescas (bananas, ameixas, morangos orgânicos), sanduíche com geléia de uva, bolo integral com castanhas, chocolate meio amargo Garoto, acho que esqueci algum....


Bebidas: o amado chimarrão, suco de uva integral, suco de morango, chás...



Estamos planejando o próximo para fim de Novembro ou inicio de Dezembro. Postarei novamente o convite aqui, no Gato de Sapato e no facebook.

Tivemos a presença do Jornal NH, o de maior circulação no Vale dos Sinos.

































Créditos pela reportagem: Juliana Loureiro / Jornal NH

Obrigada Juliana!!

quinta-feira, outubro 27, 2011

Kibe frito Vegano


Vai por mim e faz! Além de deliciosos, ficam bem sequinhos, crocantes por fora e macios por dentro.


 Eu comecei hidratando a PVT e o trigo para Kibe na água fria,depois é só temperar.Abaixo menciono que é sem hidratar só por questão de medidas.Ambos incham bastante depois de hidratados.


Ingredientes:

- 2 xic. chá de trigo para kibe (ou quibe) sem hidratar (eu hidratei na água quente e deu certo, mas depois vi que se faz com água fria) Com água quente rendeu muito pois ele incha.

- 2 xic. chá de pvt fina sem hidratar (usei a clara, depois hidratei com água e vinagre)

- Sal a gosto (eu usei o sal com polpa de alho e cebola que bati no processador, umas 2 colheres)

- um maço de hortelã fresco ou 1 xic. chá de folhas

- tempero verde picado (salsa e cebolinha) a gosto,também fui generosa, 1 xic. cheia

- suco de 1 limão pequeno (eu não usei pq esqueci de comprar,mas com a dica da Eliane do Lar Encantado já sei que limão é fundamental pra reduzir o sal e acentuar o sabor.Muito obrigada!

- molho shoyo a gosto

- 1 xic de chá de farinha de trigo

- 1 xic de chá de farinha de rosca


Mistura tudo até obter essa massa. Para modelar podes usar 2 colheres, como na foto, passando uma dentro da outra,pressionando o recheio.



Três eu moldei com colher, o resto foi na mão mesmo. Fiz uma bolinha e apertei nas pontas.

Assim:

 Fritei pra provar o sal,achei que poderia ficar mais salgadinho....acertei o tempero e continuei modelando-os.


Fiz essa forma cheinha em duas camadas,separado os de cima por um plástico. Depois de congelados é só juntar tudo num saco, fechar e colocar nome e data (apesar de que eu não esqueço isso nem uma semana no freezer, mas acho que dura mais de 6 meses tranquilo.

Crocantes e com um gostinho de hortelã. Bom bom bom....Pra festinhas de aniversário,coquetéis...vou levar no Veganic!

terça-feira, outubro 25, 2011

Receitas de Bruxa


Eu sempre me considerei uma bruxa de cozinha. Adoro cozinhar no meu caldeirão de ferro (a comida tem outro gosto =] ),usar e abuso de ervas e chás, bebericar um vinho tinto,por uma música agradável, ter flores e se não estragar o paladar,até um incenso...todo esse clima me deixa feliz, e feliz eu cozinho com amor.

Essa semana vou postar umas sugestões pra festa de halloween, só que sem morte ou sofrimento pra ninguém.
Happy and Cruelty-Free Vegan Halloween Cupcakes

E agora falando em “bruxês” que tal provar asa de morcego, coração de boi, lágrimas de moça, beijo de sereia, fibras de coração de dragão, e outras gostosuras?

Calma, esses ingredientes são mais comuns do que você pensa. Eram apenas códigos secretos passados de mãe para filha, para que a tradição não se perdesse, já que os livros que continham as “receitas” eram queimados, a mando da Santa Inquisição.

Conheça um pouco do código secreto das bruxas:
asa de morcego – folha de louro
olho de coruja – pimenta do reino
coração de boi – tomate
barriga de sapo – pepino
rabo de escorpião – salsa ou coentro
sangue de moça virgem – vinho tinto
unhas de pé – amêndoas
ovas de sapo – ervilha
terra de túmulo – chocolate
ossos moídos – farinha de trigo
teia de aranha – algodão doce
lágrimas de moça – cebola
beijo de sereia – sal
olho de agamotto – cravo da índia
patas de urubu – mandioca
pernas de aranha – alecrim
dedos de mortos – orquídea


Interessante não é? As bruxas dispensam um tratamento todo especial aos alimentos, procurando o equilíbrio perfeito com a Natureza. Mais ou menos como nós que buscamos sustentabilidade em todas as coisas inclusive na Alimentação. Tirando a brincadeira de Halloween, somos todos meio bruxos ou não?
Fonte: Coletivo Verde

Aqui vai a primeira receita bruxolesca...

Ponche Mágico das Bruxas


- Suco de 6 limões
- 2 Colheres de sal
- 6 maças
- 2 litros de suco de maça (tipo Dell Vale)
- Suco de 10 limões
- 1 litro de água
- Açúcar a gosto

Misture o sal ao suco dos 6 limões, reserve, retire as cascas das maças e corte-as ao meio, com a ajuda de uma faca de ponta faça rostinhos nas bandas das maças, coloque-as dentro do suco de limão misturado ao sal. Deixe por 3 minutos, retire, escorra o excesso de suco em papel toalha. Leve as maças ao forno em uma forma forrada com papel manteiga, deixe-as assar até que que comece a torras as bordinhas (olhos, nariz, etc). Retire do forno. Misture o suco de maça, o suco dos limões, a água e adoce a gosto. Na hora de servir é só colocar os rostinhos de maça no suco. 


E pra decorar...que tal estas tags?




Vamos nos divertir que a vida passa voando...e de vassoura... AHAHAHAHAH!



Mais um livro gratuito de receitas veganas

Eu já compartilhei os livros que eu garimpei na net e utilizo.

Aqui tem mais um do Centro Vegetariano!

Clique na imagem para encaminhar. Não precisa baixar  (adóóóro).


Se não me engano já está configurado para impressão de livreto. Coloque uma folha por vez e ele imprime direitinho.

^^, bom proveito!

terça-feira, outubro 18, 2011

Pizza vegana

Olha essa pizza!!!!
Eu faço pizza quase toda a semana porque além de deliciosa é fácil e não requer muita habilidade . Tendo poucos ingredientes já se faz milagre.
A massa é a minha favorita e já velha conhecida de vocês,sem leite nem ovos. Eu não fiz muito dura pra que ela pudesse crescer rápido. É perfeita!

Eu vou jogar limpo com vocês...tive que ceder um pouco aos caprichos do meu marido,que é onívoro determinado. o canto direito da pizza tem restos mortais em forma de calabresa. É triste ver isso na minha pizza. Mas eu não posso ser intolerante ao gosto alheio né...é preciso ser paciente e esperar...primeiro soma-se, depois se subtrai aos poucos.
Em tudo vai molho de tomate.
No meu lado eu fiz 4 sabores: tomate seco( queria por rúcula mas não tinha no mercado), tofupiry com azeitonas, tofupiry com palmito e pvt com batata palha( o melhor deles nessa ocasião). E meio espalhado por tudo tem orégano (indispensável) , tomates e pimentão verde (quando assa deixa um perfume,aiii).

Maionese, catchup e mostarda pra acompanhar. Manjare!
Quase estourei que nem a Dona Redonda!

=D

sexta-feira, outubro 14, 2011

Veglanche feliz =)

 Esse hamburguer de soja é tão saboroso e fácil de fazer...ficou igualzinho ao da Soja Mania, com diferença que o meu ficou mais "gordinho" e  menos gorduroso.

Separando os ingredientes:
- 2 xic cha PVT miuda  (usei a clara, hidratada em água quente e 2 col sopa de vinagre por 10 min.Depois esprema bem).
- 1 xic cha farinha de rosca
- 1 xic cha farinha de trigo
- 1/2 xic cha de salsinha picada
- 1 col sopa de orégano
- 1 col sopa de manjericão picado
- 2 col sopa de molho de alho ( eu usei um tempero que fiz com alho,cebola e sal triturados no processador,não usei mais sal)
- sal a gosto
-shoyo a gosto
- 1/4 xic cha de água, se necessário.

Eu triturei a PVT escorrida no processador com a água,assim ficará mais fácil de moldar depois.
Misturei tudo numa bacia pequena.
 Espalhei a mistura na mesa sobre um pouco de farinha de rosca, abri com o rolo e espalhei mais um pouco de farinha de rosca por cima. Cortei com um pote ,pode ser um copo de boca larga, e pra congelar coloquei um plástico entre eles e empilhei num pote com tampa.


Os pãezinhos eu fiz com a massa básica de pão que já postei aqui no blog, como a massa tem que ser firme pra ficar as bolinhas, é bom deixar crescer bastante, pra ficar aerado e leve. Eu deixei crescer só uns 40 minutos. Depois de sovar a massa dura,faça as bolinhas e aperte o topo contra o gergelim num pires,não usei nada como "cola" e nem untei a forma,mas cada um conhece a forma que tem.

Eu uso uma frigideira com umas gotinhas de azeite pra grelhar, pois fritando ele fica muito gorduroso.
Como recheio usei maionese caseira, mostarda, catchup , tomate, alface e batata palha.Não apareceram na foto,tímidos.ˆˆ
Ficou tão bom que os que levei pra minha mãe sumiram logo que mostrei. Renderam 12 hamburguers.
mais um inspirado no blog da Karuna.

Torta salgada de Legumes

Esta torta é deliciosa,mas foi a primeira vez que fiz e achei meio branquela....na próxima vez vou deixar mais tempo no forno e acredito que fique boa também com farinha integral.

Eu separei os legumes:
- 1 cenoura média cortada em cubinhos e cozida al dente
- 1 tomate grande em cubos
- 1 lata de milho verde
- 1 lata de ervilhas (eu enxáguo antes de usar)
- 1 xic. de palmito picado
- 1 cebola em pedaços bem pequenos
-  orégano, manjericão e temperos `a gosto
- bastante salsinha
-  Estes eu não tinha,mas acho que ficam muito bons: pimentão nas 3 cores,azeitonas, alho fritinho, alho poró...



  Para a massa eu pus no liquidificador: 

- 3 xic de farinha de trigo (se usar a integral,use meio a meio de cada tipo)
- 1 xic água (isso é a critério,eu não gosto da massa muito mole)
- 1/2 de óleo
- 1 col. sopa de farinha de linhaça dourada
- 1 col sopa de aveia fina
- sal ou caldo de legumes `a gosto

Bate tudo e depois numa bacia coloca a massa e acresce 1 col. de sobremesa de fermento químico( o branco pra bolo) e mistura os legumes.

Despeja a mistura em uma forma untada e leve ao forno pré aquecido em 200 graus por uns 40 min. pelo menos. 
 Não abra o forno antes de 30 minutos tá?
 Espere esfriar um pouco antes de cortar....mas como eu sou afobada, a maioria dos meus bolos "batuma" por que eu sempre corto quente...fazer o que, né?

Essa massa também pode ser colocada em formas de empadinhas e ser servida em coquetéis e festinhas.
Eu me inspirei na receita da Karuna, em seu maravilhoso blog .

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...