sábado, fevereiro 25, 2012

Cuca de uva vegana

Dia de chuva e monotonia em Novo Hamburgo... ia fazer um bolo pra comer com o chimarrão, mas deparei-me com um pote cheio de uvas pretas, vindas diretamente da festa da uva de Caxias do Sul.
Só podia dar cuca!

Comecei misturando:
-2 col sopa de creme vegetal
-1 xic açúcar (usei meia de mascavo, meia de refinado)
-1xic de leite de soja ou 1 xic de água para 1 col sopa de extrato de soja em pó
-2 xic de farinha de trigo
-1 col chá de fermento químico (o branquinho para bolos)
-Raspas de limão ou laranja

Mistura tudo com uma colher ou batedor de claras (fouet).

No final, acrescí as uvas lavadas. O melhor é tirar os grãos, mas é impossível fazê-lo sem desmanchar tudo as uvas...então deixei.
Coloca em forma untada e enfarinhada.

Para a farofinha doce vai 1/2 xic farinha de trigo, 1/2 xic de açúcar e 1 colher de creme vegetal (margarina sem leite) e é opcional raspinhas de limão ou laranja. Despeja sobre a massa.


Assa em forno 180º pré aquecido e assa por 30 min. aproximadamente. O dourador só deve ser ligado no final para não queimar a farofinha.
Depois de pronta, desenformada e ainda quente.

 
 Chimarrão e cuca de uva quentinha...com uma chuvinha boa lá fora...

 

quinta-feira, fevereiro 23, 2012

4º Veganic - Sojasco

ATUALIZADO 25/02 às 17 hrs.


"não queria, mas vamos transferir o sojasco :( mesmo que pare de chover, o parque e os bancos estarão molhados... Tá gente? Pode ser? Tranquilo? =/"

Infelizmente o tempo não colaborou com nossa festa. Como primeira ideia, fica para o próximo domingo.

*******************************************************************************

Traga sua esteira e o seu chapéu, vamos para o parque que o sol já vem :)

Mais uma edição do Veganic se aproxima e não temos dúvida que será delicioso e diversificado.



















Vai ficar de bobeira domingo em casa? Assistindo o DIDI? Nem pensar ! Vem pra cá com a gente, saborear os espetinhos com todos os acompanhamentos que um churrasco tem.


Sugestão de Cardápio:

* Espetinhos - Soja graúda, Cebola, pimentão, salsicha vegetal, tofu defumado, batatinha mini, glutadela, abobrinha...(aqui postei sugestão de preparo)
* Maionese de batata
* Arroz
* Vinagrete ( mix de pimentão,cebola, tomate, azeitonas, pepino ,etc)
* Saladas variadas ( alface com manga,rúcula, tomate...
* Farofa de Castanhas
* Como bebidas pode ser cerveja, sucos, chá gelado... e pra quem curte pode levar refri.

Chimarrão é bem vindo sempre!

Lembrando que cada um deve contribuir com pelo menos um prato e uma bebida. O que cada um pode levar está nesta enquete que organizamos aqui (se não conheces o grupo Amigos do Veganic no Facebook, é só pedir participação).

Também solicitamos que levem além dos talheres, pratos e copos retornáveis (de plástico firme,acrílico,vidro,melamina,etc) para não criarmos mais lixo desnecessário.

Percebi que o pessoal tem receio de preparar o sojasco, mas é muito fácil e pode ser feito sem a PVT graúda, usando apenas salsicha vegetal, que fica ótima assada( no Bourbon tem a da marca perdigão e acredito que já tenham a Superbom também), glutadela (comprei a minha através do site Guia Vegano, mas já está à venda em São Leopoldo) e tofú defumado, além é claro dos tradicionais pimentões,cebola,azeitonas...faz em casa que vale a pena!

Qualquer dúvida não esclarecida aqui, podem me contatar pelos comentários ou pelo email  piteuvegano@gmail.com

Localização aqui no mapa.

Lá teremos churrasqueiras, banheiros, mesas de concreto e muitas árvores, levem cadeiras de praia.

Em caso de chuva no domingo, será transferido e informado a nova data.






quarta-feira, fevereiro 22, 2012

Pastel de feira, pastel da pastelaria, pastel do Gato na Cozinha =^.^=

Pastel é pedida certa sempre, para qualquer público!

Quem recebeu visitas de última hora e não sabe o que servir, é bom que sempre tenha um pacote de massa de pastel na geladeira ( ou se não tem pressa, prepara esta daqui .) A maioria das massas de pastel e lasanha aqui são feitas com gordura vegetal...então tá liberado pros veganos \o/

Eu fiz um mix dos ingredientes da foto. Ficou delicioso!


 Com esta maionese...nhammmm.
 Aqui aparece mais as azeitonas...

 E hoje, vai ter pastelada? Vai sim senhor!

segunda-feira, fevereiro 20, 2012

Preparando o sojasco

Churrasco vegetariano, espetinho vegetal, xixo vegetal, sojasco...tantos nomes para a mesma adaptação.



Dica muito importante: faz teus espetinhos na véspera. Assim a pvt pega muito mais o sabor e a cor do molho. Eu gosto de deixar 24 hrs, mas se for só 12 hrs também já serve. 
Se temperar no momento de assar, ela pode absorver o molho, mas não pega tanto o sabor, então fica sem graça.
Usei o grill comum, o famoso George Foremann (assim que escreve?), mas pode ser qualquer grill sanduicheira, desde que os espetinhos caibam . 




 Proteína de soja grossa de molho em água quente e suco de limão ou vinagre.Se estiver com pressa, pula o molho e ferve a PVT com água e vinagre. Depois escorre, lava em água fria, apertando dentro da água pra soltar o sumo, escorre e lava de novo.Assim até que fique limpinha e sem gosto, pronta pra absorver o molho da marinada.


A marinada eu preparei com sal, ervas finas, suco de limão, caldo de legumes em pó, shoyo, orégano, molho de alho, coentro, páprica picante e pimentão e cebola cortados grosseiramente e completei com água. A cebola entrará no espetinho depois também. Podes fazer um mix dos temperos e experimentar, melhor que fique mais salgadinho do que fraco de sal, já que depois de assado o sabor é suave.


Meu espetinho tem além da PTS, salsicha vegetal, azeitonas, pimentão (se tiver das 3 cores, melhor) cebola (se for a roxa fica ainda mais bonito).
Podes incluir glutadela, champignhon, cenoura e batata pré cozidas em cubos e tofu defumado.
Ou seja...deu sopa na geladeira, vai pro espeto.


Eu servi com farofa, pão de alho e maionese, catchup e mostarda, azeitonas verdes, tomates e pimentões. Comi 4 espetinhos e 4 pães ...ai ai...


Estes dois eu fiz durante a semana : 



Arroz  de 7 grãos (parece comida de passarinho), maionese, salada de tomate e espetinhos. #TodosAma!


E por fim este abaixo fiz dia 05/03 pra janta. Não espetei tudo no veganic do domingo, então guardei na geladeira e usei na janta de segunda. Delicious!!!

 Maionese de grão de bico, arroz branco e sojasco. 



quinta-feira, fevereiro 16, 2012

4º Veganic - Sojasco !!



O 4º Veganic será um sojasco!!!!
Sim, churrasco vegano!!!

Dia 26 de Fevereiro, no parcão de Campo Bom a partir das 11 horas da manhã.

Venha almoçar delícias com a gente!!!


Adoro churrasco e sou vegetariano, sim! Vamos reunir o pessoal e fazer um Sojasco no capricho!

Mais informações aqui e no facebook, é só buscar por Veganic.

A receita? aqui!

quarta-feira, fevereiro 15, 2012

Sanduba vegano e maionese de alho frito


Olá amiguinhos, estou de volta aqui!!!

Tive que vir rolando pois comi tanto , tanto...que não deu mais pra caminhar,eheheh.

Preparei maionese de alho frito que aprendi com o chef Alan Chaves no Café Bonobo e ficou maravilhosa!


 Um suco de laranja completou o pecado da gula vegano, rsss



 Fritei o alho e desliguei antes de ele dourar, pois ele continua fritando...Neste ponto da foto ele ja foi desligado e parou de fritar. Se fritar mais, corre o risco de ficar amargo.

A receita é a mesma de sempre: esta daqui, porém só vai o leite de soja, óleo, vinagre ou limão, sal e o alho frito já frio, com o óleo dele junto.


Como recheio do sandubão vegano usei cenoura ralada, tomate, alface, glutadela, pepino em conserva e a maionese de alho frito.
Gosto de colocar também batata palha e milho verde...mas hoje eu não tinha mais em casa.



"-Mãe, faz um sanduíche pra mim? Mas tem que ser vegano!"



Um lanche fim de tarde delicioso e que agrada a todos, inclusive as crianças. Apesar de que nunca tive problemas com minha filha, ela sempre aceitou comer de tudo, mesmo o que não gosta...e aprendeu a gostar :)

Ehehehe, vai seguir meus passos de compaixão pelos animais e pelo planeta :)

segunda-feira, fevereiro 13, 2012

Sem leite, de onde obter cálcio?

 Eu não canso de repetir que o leite não é indicado, pois ele pode conter cálcio, mas nosso organismo precisa de fosfato para digerir proteínas de origem animal. Da onde é retirado o fosfato? Dos ossos! Ou seja, ganhasse um, perdesse outro...e os ossos ficam fracos. Com alimentos vegetais nada é subtraído, apenas acrescentado.

Outro estudo compara mulheres ocidentais com mulheres de países asiáticos, onde o hábito de beber leite é pouquíssimo comum, o índice de câncer de mama é muito baixo. Nas mulheres ocidentais o câncer de mama está cada vez mais comum e precoce. Em ambos os aspectos, levou-se em consideração a alimentação das voluntárias, e não sua nacionalidade. Mulheres orientais que passam a consumir leite e derivamos apresentam aumento do risco de câncer.

A pergunta que não quer calar: se pode trazer riscos,não é necessário e pode ser substituído, por quê o consumo ainda é tão alto?

A indústria de laticínios gostaria que nós acreditássemos que o leite fortalece os ossos. Eles gastam centenas de milhões de dólares por ano para fazer propaganda de leite e queijo. No entanto, um estudo que durou 12 anos, feito pela universidade de Harvard e que contou com 78.000 mulheres, demonstrou que aquelas que beberam mais leite tiveram mais fraturas ósseas do que as mulheres que raramente bebiam leite. 



Aumente seu conhecimento sobre o cálcio e garanta que seus ossos se mantenham saudáveis com essas dicas e truques.

Exemplos vindos de todo o mundo mostram que em países onde a ingestão de laticínios é mais alta, a osteoporose é mais comum. Onde laticínios raramente são consumidos, os ossos permanecem fortes até a velhice. Embora certamente não precisemos de leite, precisamos de cálcio para manter os ossos saudáveis. A boa notícia é que uma infinidade de alimentos vegetarianos, incluindo feijão, verduras, frutas secas, nozes, sementes e suco ou leite de soja fortificados, podem fornecer cálcio suficiente.

Quanto é suficiente?

A Organização Mundial de Saúde recomenda o consumo de 1.000 miligramas de cálcio todos os dias, enquanto que a dose diária recomendada na América do Norte e nos países desenvolvidos, onde as pessoas comem proteína com alto teor de sal é de 1000 a 1300 miligramas por dia.

Aqui está uma lista com alguns dos alimentos que contém mais cálcio:

Couve 1 xícara (cozida): 385 mg
Suco de laranja fortificado (1 copo): 350 mg
Figos secos (10 média): 269 mg
Tofu (1/2 xícara): 258 mg
Feijão branco cozido (1 xícara): 161 mg
Mostarda (1 xícara – cozida): 150 mg
Kale (1 xícara cozida): 94 mg
Grão de bico (1 xícara – cozid0): 80 mg
Passas (2/3 de xícara): 80 mg

Agora que você está armado com conhecimento sobre cálcio, tente estas maneiras rápidas e fáceis para criar lanches e refeições deliciosas baseadas em vegetais ricos em cálcio:

1. Despeje um pouco de leite de soja enriquecido com cálcio ou leite de castanhas em cereais matinais e salpique algumas passas por cima.
2. Adicione couve ou mostarda à saladas. Pique figos secos e tenha um toque de doçura em uma salada cheia de cálcio.
3. Use couve refogada em sanduíches ao invés de alface.
4. Adicione algumas colheres de sopa de tofu em um smoothie de frutas.
5. Junte o feijão às saladas ou amassado em torradas.

Da Revista VegNews Via Vista-se



Quer saber mais? Aqui tem uma postagem muito interessante e informativa.

Leite condensado Vegano caseiro

Fácil e barato de fazer :)


Separas o seguinte:

-1 xic chá de açúcar (usei o refinado)
-1 xic chá de extrato de soja em pó ( pode ser o leite de soja pronto para consumo, mas aí acredito que fique muito doce)
- 2 colheres sopa de creme vegetal (similar à margarina, mas sem leite, tá?)
-1/2 xic chá de água fervente
-1 colher chá essência de baunilha (eu pus, mas é opcional)



Bate no liquidificador por pelo menos 5 minutos e guarda em um pote com tampa na geladeira.
Enquanto está quente, ele fica bem líquido, mas após esfriar ele vai condensar.


Outra maneira de preparar o leite condensado é similar ao preparo de Negrinho (brigadeiro) ou branquinho (beijinho).
Coloca os ingredientes acima (ao invés de água e extrato em pó, pode ser o leite de soja normal, eu indico o Soy, da Olvebra) em uma panela e cozinha em fogo baixo mexendo sempre até condensar. Esse processo, na minha opinião, é mais cansativo e chato, mas em sabor, acredito que fique melhor.

=)

domingo, fevereiro 12, 2012

Maionese vegana de leite de soja

Sobre o leite de soja ou proteína vegetal líquida  eu postei aqui.

Essa maionese é muiiito gostosa , mesmo, mesmo! Eu amo!



E muito fácil. Precisa apenas de :

-1 xic chá de leite de soja (nunca fiz com outro, e com o extrato de soja em pó desandou =/ ) Eu ainda opto pelo leite de soja Yoki pura soja uso culinário (a vitamina D adicionada é de origem animal) pois não consegui adaptar o sabor com outro. Aceito sugestões pessoal!

-1 e 1/5 a 2 xic de chá de óleo ( canola e girassol são mais indicados)

- 1 colher de chá de sal (isso é a gosto)

-1 colher de sopa de vinagre ou suco de limão (opte pelo limão sempre que possível, é mais saboroso e saudável)

Sabores opcionais: eu sempre uso cebola, e revezo: salsa , manjericão fresco, pimentão (fica delicioso) , azeitonas...

Comece pelo leite,só um copo de óleo, sal e tempero, bata até dissolver o tempero.
O óleo restante será para dar o ponto firme, vá adicionando aos poucos até ficar no ponto desejado ou até o liquidificador começar a patinar.

Normalmente, é o dobro de óleo para a quantia de leite. Para quem quer apenas testar, faz como está aqui.

Além de usar no pão pura ou em sanduíches, adoro fazer salada de batatas, torta fria , como molho para salada verde e também molho para massas como esta aqui.

É um verdadeiro coringa :) sugestão de serviço com massa.


Bom apetite!

Almoço de 5 minutos!

Domingo preguiçoso, tomei café meio dia pois trabalhei com meu irmão na noite fotografando um debu. Ele é fotografo por hobby e faz alguns eventos. Meu pai já é fotógrafo há muitos anos e estamos levando adiante o carinho pela arte de escrever com a luz.


Olha que linda minha foto de celular !!! Estou aprendendo a mexer nele :D

Então, lá pelas duas horas da tarde, resolvi que seria interessante almoçar, mas o que fazer?

Fiz então uma maionese com manjericão fresco enquanto cozia 2 pacotes de macarrão instantâneo (miojo) e pronto.

Fatiei tomate e decorei com orégano e gergelim preto. Rapidinho eu preparei um almoço delicioso e com um serviço tão bonito que mereceu foto.

Quer uma dica boa de maionese também? Experimenta a maionese de alho frito. Irresistível!!

terça-feira, fevereiro 07, 2012

Torta salgada ou torta fria....

Apenas uma semana depois do meu aniver, meu pais completaram 31 anos de casados...fiqzemos uma festinha simples e deliciosa.

Os elogios foram tantos que eu venho postar de novo a receita que fiz aqui.


Usei pão de sanduíche vegano pois não tinha mais o pão de torta fria.
Recheio e cobertura de maionese que eu fiz, cenoura ralada, pvt escura refogada e pepino. Batata palha também :)

E os risoles de "palmilho"também foram elogiados.



Mais livro em PDF cm receitas gratuitas

Ahhh vá , estou tão boazinha...entregando tudo mastigado, rssss

Clique aqui ou na imagem para acessar. :)



Torne-se Vegano e ninguém sairá ferido!! 

quinta-feira, fevereiro 02, 2012

Mais um livro de Receitas Vegetarianas Grátis!

Apesar do nome, ele vale para o ano inteiro, com dicas de produtos livres de crueldade animal, seja para presentes, alimentação, decoração...
Uma listagem de ingredientes de origem animal inclusive em cosméticos, remédios, produtos de limpeza, além de alimentos.


Clique aqui no link ou na imagem para abrir o livro. É seguro.

Torne-se Vegano e ninguém sairá ferido!

=)

quarta-feira, fevereiro 01, 2012

Torta fria vegana

Incrível como esta torta agradou :)


Comprei pão para torta fria sem leite nem ovos (quase todos são veganos), milho, pepino em conserva, azeitonas, cenoura e batata palha.
Usei como recheio e cobertura minha maionese e minha pvt refogada (cada vez mais aprimorada e saborosa).

A montagem ficou assim:

Maionese e pão;


 Maionese com milho e pão;

 PVT refogada com molho , metade de azeitonas verdes pq nem todos gostam ....

 ... e pão;

 maionese, cenoura ralada e metade de pepinos ...

 Coloca mais uma fatia de pão, cobre com maionese e termina com batata palha.

 Essa torta ficou muito saborosa, rápida e fácil de fazer.

 Massa de pastel e canudinhos normalmente tbm são veganos, é só ler o rótulo. Pra festinha em casa eu servi torta de bolacha ( não apareceu nas fotos), canudinhos de maionese , kibe e risóles de " palmilho"

Com excessão da Nikon que estava ali de metida, o cofrinho com um valorzinho dentro, chocolates veganos e livro são presentes :)

No próximo post falo da maionese, do recheio de PVT e do canudinho. :)


Go vegan \o/
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...